Noticias

05/12/2017 - Em busca de novas tecnologias, IACe conhece Sisteminha da Embrapa

O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Escritório Regional de Sobral, participou, no dia 30 de novembro, da missão técnica realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) com a finalidade de conhecer o trabalho denominado de Sisteminhas em Parnaíba, Piauí.

Na ocasião, o pesquisador Dr. Luis Guilherme levou a equipe de técnicos do IACe, composta por Eugenio Filho, Marcelo Chaves, Claudelice Rosa e pelo coordenador Magraiver Mesquita, para conhecer a propriedade do Sr. José Maria, usuário do projeto;  e visitar o sistema integrado de produção da Embrapa Meio Norte e uma fazenda de produção de alevinos.

 

 

De acordo com os técnicos, o sistema integrado funciona com a criação dos peixes, de porquinhos da Índia, de suínos, de galinha caipira e de outras produções agrícolas, tais como: milho, mandioca e fruteiras. Além disso, a equipe também destacou um Biodigestor na região que produz gás de cozinha a partir de excremento animal.

Entenda o Sisteminha

O Sisteminha é um tipo de piscicultura intensiva praticada em pequenos tanques construídos com materiais diversos, como papelão e plástico. Para que o projeto funcione, é necessário que o recipiente tenha capacidade de 5 mil litros d’água. Durante o processo, todos os módulos se beneficiam dos nutrientes oriundos desse tanque que tem capacidade para produzir, aproximadamente, 30 quilos de tilápia em três ciclos por ano, pesando entre 150 e 200 gramas.

Posterior a recirculação dos nutrientes, é possível obter um sistema de produção integrado e escalonado contendo frutas, hortaliças, aves e pequenos animais. Os módulos de produção são organizados de acordo com a disponibilidade e interesse do produtor, podendo variar entre hidroponia, horticultura, criação de aves, criação de minhocas, compostagem, produção de frutas, etc.

Para o Coordenador de Ater do Escritório Regional IACe Sobral, Magraiver Mesquita, a realização dessa atividade possibilita aprendizado técnico relacionado a novas tecnologias de produção. “O Sisteminha da Embrapa é um projeto produtivo e social que visa primeiramente à segurança e a soberania alimentar. Com ele, o agricultor ganha mais quando come o que produz do quando vende em pequena escala. Logo mais, vamos desenvolver essa missão técnica com os agricultores que são acompanhados pelo Plano de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER), através do Projeto São José III (PSJIII), demandado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)”, finalizou.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará. 

Comentar