Noticias

05/06/2018 - Associação recebe curso de Irrigação Localizada em Fortim

O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Escritório Regional Vale do Jaguaribe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Fortim, realizou, do dia 28 a 30 de maio, o curso de Irrigação Localizada para agricultores da Associação dos Parceleiros Individuais do Assentamento Coqueirinho, situada em Fortim.

 

A ação, articulada pela técnica Hortência Lima e pela coordenadora Diana Gadelha, ambas do IACe, teve o total de 32 horas/aula e aconteceu com a finalidade de capacitar os beneficiários do Projeto São José III (PSJIII), oriundo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), sobre alternativas para driblar a escassez de água.

Na localidade, os agricultores que trabalham com as cadeias produtivas de caju, de hortaliças e de mandioca, aprenderam sobre irrigação localizada por micro-aspersão e irrigação por gotejamento, sistemas considerados eficientes para uma melhor utilização e aproveitamento da água. Na prática, aspersores e gotejadores foram construídos com o reaproveitamento de mangueiras, lonas e produtos reciclados.

Para o presidente da associação, José Correia do Nascimento (o Dedé) essa iniciativa é fundamental para viabilizar produção. "Agora vamos irrigar hortaliças por micro-aspersão. Antes, fazíamos com balde. Além de ser cansativo e demorado, a gente gastava muita água”, observou.

Também contribuíram com a realização do curso a técnica do IACe Maria Nena, o instrutor do SENAR José Audy e o representante do SENAR de Beberibe Marcelo Colaço.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar