Noticias

05/06/2018 - IACe realiza vacinação de bovinos em associações do Sertão Central

O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Escritório Regional Sertão Central, realizou rodízio  de vacinação contra a Febre Aftosa em todas as associações que trabalham com bovinocultura leiteira e recebem Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) via Projeto São José III (PSJIII) oriundo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Durante a ação, entidades situadas nos municípios de Senador Pompeu e Quixeramobim foram contempladas. De acorda com a coordenadora regional Trícia Kathryn, “imunizar o gado significa viabilizar qualidade tanto para a carne quanto para o leite. Além disso, estar próximo aos agricultores garante a conscientização sobre a importância da iniciativa”.

                                                                                    Imagem retirada da internet

Entenda a febre aftosa

Febre aftosa é uma doença contagiosa que afeta, principalmente, bovinos. Animais contaminados desenvolvem aftas prejudicando a alimentação e, em algumas espécies, também ocasiona lesões nos cascos podendo levar a morte. Além disso, por se tratar de uma zoonose, compromete a qualidade de produtos como carne e leite.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar