Noticias

09/10/2018 - IACe realiza a ação Alimentos que previnem o câncer

Em alusão à campanha internacional de combate ao Câncer de Mama denominada Outubro Rosa, a diretoria do Instituto Agropolos do Ceará (IACe) realizou hoje, 09 de outubro, a palestra  Alimentos que Previnem o Câncer, ministrada pela nutricionista Débora Melo. Na oportunidade, também aconteceu à posse dos novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2018/2019.

 

Na ocasião, a diretora administrativo-financeira Delanny Pinheiro alertou as mulheres sobre a importância de ir, periodicamente, ao médico. Para a presidenta do IACe, Ana Teresa de Carvalho, o autoexame também é imprescindível já que pode identificar a doença.

“Nós, mulheres, precisamos nos cuidar de todas as formas. Estar atentas. Apesar de o autoexame ser importante, consultar um profissional da saúde também deve ser prioridade. Além disso, nós que trabalhamos com agricultura, precisamos estar atentos aos bons hábitos alimentares”, destacou a presidenta.  

 

 

Durante a palestra, a nutricionista apresentou índices de câncer no Brasil e destacou as principais causas e fatores de risco. Hereditariedade e má alimentação são os maiores agravantes. No que se refere às situações que aumentam a probabilidade da doença, estão obesidade, exposição excessiva ao sol, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

“De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), optar por alimentação saudável associada à prática de exercícios pode reduzir o câncer em até 28%, que também causaria um impacto de 35% na mortalidade. Gengibre, castanhas, sementes, vegetais verdes escuros e frutas ricas em vitamina C, A e E contribuem no combate a esta patologia”, ressaltou a nutricionista.

A ação foi encerrada com o sorteio de uma cesta contendo alimentos que previnem o câncer entre as mulheres que trabalham no IACe e os homens que estavam de rosa.  

Posse da CIPA

Posterior a ação que destacou alimentos que previnem o câncer, foi realizada a posse da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2018/ 2019. Na ocasião, os cipeiros reforçaram o compromisso com os colaboradores e garantiram aprimorar os trabalhos iniciados na gestão anterior. Confira, abaixo, os novos integrantes.

FRANCISCO OLIVEIRA REBOUÇAS NETO - PRESIDENTE

SARA PINHEIRO DA SILVA - VICE PRESIDENTE

RAYANNE NOGUEIRA MATOSO- TITULAR

DEBORA WANDERLEY DE MELO- 1ª SECRETÁRIA

TRICIA KATHRYN DA SILVA FERREIRA - 2ª SECRETÁRIA
SAMIO PINHEIRO LANDIM- SUPLENTE

KAMILLA GOMES BORGES DOS REIS- SUPLENTE

Confira AQUI mais fotos dos eventos.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar