Noticias

06/11/2018 - Trabalhos da SDA via Paulo Freire e IACe são apresentados na Argentina

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), no âmbito do Projeto Paulo Freire (PPF) que conta com o suporte do Instituto Agropolos do Ceará (IACe), está participando do Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina – acesso aos recursos naturais e mapeamento participativo – em Salta, noroeste da Argentina. O evento, que acontece do dia 06 a 10 de novembro, visa replicar e debater experiências exitosas de acesso à terra e água naquele país e na fronteira com a Bolívia e Paraguai. A participação dos representantes do governo do estado é fruto de uma ação do programa Semear Internacional.

A técnica Joseli do Nascimento Cordeiro, da Comunidade Quilombola de Pacujá, zona norte do estado, e a especialista em gênero, raça e etnia da unidade de gerenciamento do projeto, Francisca Sena, estão compartilhando os trabalhos desenvolvidos no PPF. Nos três dias dedicados às visitas, a comitiva conhecerá experiências de ocupação efetiva dos territórios indígenas; casos de acesso à água, produção, serviços; organizações camponesas locais que mostrarão o trabalho realizado naquelas regiões no tocante ao acesso à terra e à produção. Integram a comitiva representantes dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) na Paraíba (Procase), Piauí (Viva o semiárido), Ceará (Paulo Freire) e Sergipe (Dom Távora), assim como organizações da sociedade civil no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Nicarágua e El Salvador.

O Intercâmbio é uma realização do FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América e Fundación para el desarrollo en justicia y paz (Fundapaz), em parceria com a International Land Coalition e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará em parceria com ASCOM Projeto Paulo freire.

Foto: Tuno Vieira.

Comentar