Noticias

08/01/2019 - Incentivando a agricultura: jovens recebem reservatório de água em Mauriti

Em Mauriti, cidade situada a 496 km de Fortaleza, 13 jovens do Assentamento Rural Sitio Cajueiro do Coité, cujos moradores já recebiam assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Instituto Agropolos do Ceará (IACe) via o Projeto São José III (PSJIII), buscavam alguma atividade para sair da ociosidade.  

Convivendo com os técnicos Samuel Bacural, Edilberto Moraes e Vagner Sousa, ambos do IACe, os jovens perceberam, na agricultura, uma possibilidade de mudar de vida. Foi quando pediram para fazer uma horta comunitária. E, aos poucos, conseguiram produzir para fornecer ao comércio local. Posteriormente, a luta desses empreendedores passou a ser para melhorar o lucro que, atualmente, é de apenas R$ 7,00 para cada.

Perspectiva de crescimento

Em visita ao Escritório Regional do IACe no Cariri, a presidente Ana Teresa de Carvalho soube da história desses jovens empenhados para conseguir manter o projeto. Logo mais, em conversa com o coordenador de Ater da região, Wyldevanio Vieira, percebeu que poderia contribuir com a iniciativa.

“A demanda para garantir maior lucro e produção consistia em um reservatório de água. Ao retornar para Fortaleza, reuni a diretoria e concluímos que poderíamos oferecer um suporte que significaria viabilizar a permanência desses jovens no campo e estimular crescimento. A partir do momento em que recebessem o equipamento, o foco deles seria outro. De acordo com o nosso técnico Samuel Bacurau, nossos empreendedores querem passar a fornecer para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No que depender de nós, vamos continuar ajudando”, completou.

E no dia 20 de dezembro de 2018, na confraternização do IACe, a presidente anunciou que os jovens seriam beneficiados com o reservatório que foi entregue ontem, 07 de janeiro, e instalado na comunidade. Momento que está marcando uma nova fase para esses jovens. Ampliar e baratear as produções, agora, já é uma realidade possível.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar