Noticias

10/01/2019 - IACe participa da validação de Gestão Sócio Ambiental do PSJIV

A presidente do Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Ana Teresa de Carvalho, participou, hoje (10/01), pela manhã, da validação de Gestão Sócio Ambiental do Projeto São José IV (PSJIV) que foi apresentada pelo professor Lafaete Almeida no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), reunindo entidades e representantes de movimentos sociais.

Na ocasião, o professor Lafaete destacou que a promoção da atividade econômica para organização de agricultores familiares deverá priorizar o acesso a mercados, considerado um dos principais obstáculos que precisa ser superado. Além disso, o acesso ao abastecimento de água será aumentado. O novo projeto está dividido em três componentes. Inclusão Econômica Sustentável, Fortalecimento Institucional e Apoio a Gestão e Serviços de Água.

Para Milena Camelo, secretária de juventude da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), o momento é importante para refletir novas perspectivas. “Daqui vai sair o marco de como  a quarta etapa do projeto será formatada e nós queremos saber o que vai acontecer considerando a conjuntura política e econômica do país. Esperamos contribuir mostrando o potencial que agricultura familiar tem para o nosso Estado”, completou.

Já Roberto Anascer, coordenador do Povo Indígena da Japuara em Caucaia, manifestou à vontade em ter a comunidade inserida no projeto. “Estou aqui para adquirir conhecimento e também porque queremos participar dos projetos do Governo do Estado para fortalecer a nossa agricultura”.      

O PSJ IV deverá beneficiar mais de 128 mil agricultores familiares e comunidades tradicionais compostas por indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e movimento dos atingidos por barragem que desenvolvam atividades agrícolas e não-agrícolas em comunidades rurais. Para Ana Teresa de Carvalho, a iniciativa significa empenho do Governo do Estado para valorizar a agricultura familiar.

“Estamos acompanhando a organização de ações que irão beneficiar os nossos agricultores. Mais uma vez, o nosso governador demonstra interesse em  fortalecer os produtores rurais garantindo suporte necessário para que seja viável a permanência no campo”, destacou.

 

Também estiveram presentes a diretora Sonia Braga, o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Alexandre Maia, e o técnico Felipe Sindeaux, ambos do IACe.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar