Noticias

11/08/2020 - Extensão rural abre novos caminhos para agricultores de Apuiarés

A economia brasileira tem um longo e difícil caminho para superar a crise provocada pelo coronavírus. No campo, por exemplo, é preciso repensar caminhos para liderar a escassez de recursos, reformular ações e parcerias. Neste contexto, de acordo com o técnico do Instituto Agropolos do Ceará, Eulálio Barreto, é fundamental a manutenção do apoio e da orientação ao pequeno produtor. “Precisamos transpor a crise e continuar promovendo o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar”, afirma.

Eulálio faz parte da equipe que, por meio do Projeto São José, gerido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), tem oferecido suporte aos agricultores da Fazenda Chupa, localizada em Apuiarés. Lá, o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) revelou o potencial da região para a implantação de uma área de mamoeiros.

“A presença e o auxílio dos técnicos foi muito importante para que tivéssemos mais conhecimento sobre a adubação e a irrigação, e assim conquistássemos uma boa produção”, explica Benedito Teixeira, um dos beneficiados com o trabalho de Ater.

Tecnologia

De acordo com a técnica Marli Araújo, que também acompanha o desenvolvimento da comunidade, os agricultores já adquiriram material para implantação de um sistema de irrigação que deverá acontecer em setembro.

“No Ceará, nós temos dois tipos de agricultura, sendo uma praticada pelos grandes produtores e o pequeno agricultor, que é quem precisa de mais orientação e apoio do Estado, para ser mais competitivo e melhorar sua eficiência”, afirmou Marli Araújo, técnica do Agropolos.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar