Noticias

20/05/2021 - De ponta a ponta

A contabilidade é essencial para a tomada de decisões e para uma boa saúde financeira de qualquer instituição. O setor é responsável por mostrar aos gestores todos os valores de seus custos, despesas, receitas, lucratividades, ativos e passivos.

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem qual a real função do setor na gestão organizacional. Isso ocorre porque o trabalho do contador é silencioso e acontece organizando as finanças e as responsabilidades fiscais.

Mas se engana quem pensa que o dia a dia desse profissional se resume a fazer contas. O setor é fundamental para ações estratégicas, já que é ele quem determina quando é possível realizar investimentos, contratações e outras transações financeiras.

Assim, podemos concluir que, o que a contabilidade faz, é oferecer formas de o gestor conhecer seus bens e suas obrigações, e assim garantir uma tomada de decisões assertivas, longe de “achismos”.

No Instituto Agropolos do Ceará (IACe), quem comanda a equipe de contabilidade é o gerente Felipe Viana, responsável pela gestão do setor e pelo fechamento das obrigações e demonstrações financeiras.

As contadoras Socorro Farias e Cirlene Felipe integram a equipe. Socorro é analista de tributos e cuida da apuração e geração de documentos fiscais para pagamentos de impostos, entrega de obrigações fiscais e conciliação contábil dos impostos. Já Cirlene, que também atua como analista contábil, faz a conciliação contábil e a elaboração pelas demonstrações contábeis.

Quem completa o time é Roseane Maranhão, que é assistente contábil e apoia o setor na conciliação dos lançamentos contábeis e nas contas financeiras.

Comentar