Noticias

27/07/2021 - Tecflores recebe avaliação para implementação de automação de irrigação

Nos próximos meses, a Escola de Floricultura do Ceará (Tecflores), equipamento do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe), poderá ganhar uma Unidade Técnica de Demonstração de Irrigação.

Na prática, esse tipo de unidade funciona como uma espécie de exemplo de um sistema de produção que se pretende introduzir na região. As técnicas, que aumentam o rendimento de culturas, são empregadas pelo produtor, sob controle e orientação dos técnicos, para que sejam observadas e, posteriormente, possam ser adotadas pelos demais produtores rurais.

O primeiro passo para que isso aconteça foi a visita do técnico em Desenvolvimento Tecnológico do Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Joaquim Viana, que, ao lado do gerente de Projetos Alexandre Maia e da técnica Patrícia Oliveira, responsável pelo equipamento, avaliou o espaço.

“Nós observamos aqui uma boa estrutura e o potencial que a escola tem de ser uma multiplicadora dessa iniciativa desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), em parceria com o Centec, que tem o objetivo de otimizar o uso da água no Ceará. Nós buscamos estruturas que possam contribuir com a difusão da tecnologia com alunos, técnicos e produtores que, no futuro, também possam utilizar o sistema nas próprias produções”.

Automação agrícola

Para a técnica Patrícia Oliveira, a experiência é muito importante para escola, uma vez que a automação pode ser muito eficiente na geração de resultados positivos ao final da cadeia produtiva.  

 

“Esse sistema de irrigação é fundamental para estimular o consumo responsável de água e, além disso, otimizar o trabalho realizado aqui na escola, já que não demandaria mão de obra para realizar a irrigação”.   

Tecflores recebe avaliação para implementação de automação de irrigação

 

Comentar