Noticias

09/08/2021 - Agropolos de ponta a ponta

 

A área de RH, ou Recursos Humanos, é responsável pelos bens mais valiosos do Instituto: os seus funcionários. E diferente do que muitos pensam, o setor não cuida apenas da documentação trabalhista desses colaboradores.


O trabalho do RH começa já na atração de novos talentos para o quadro de funcionários. Depois, é hora de explorar a versatilidade desses profissionais, garantir a manutenção da satisfação e do engajamento, e promover a cultura organizacional do Instituto.


No Agropolos, quem coordena o setor de Recursos Humanos é a contadora Tereza Ivana, graduanda também em controladoria e pós-graduada em Gestão de Pessoas. É ela quem acompanha a legislação trabalhista e assegura sua correta aplicação; controla os processos de férias, admissão e desligamento; acompanha a oferta de vagas e o processo de seleção dos candidatos via edital, confere as planilhas para a folha de pagamento pessoal e de encargos sociais, além de realizar o atendimento individual dos funcionários.


A equipe também é composta pela administradora Sara Silva e a especialista em psicologia organizacional Priscila Moura. São elas que administram os benefícios corporativos oferecidos para os funcionários, como vale-alimentação, convênio com farmácia, vale-transporte, seguro de vida, planos de saúde e odontológico. Além de outras atividades internas, a dupla ainda supervisiona os programas de estágio e aprendizes.

Departamento Pessoal


Dentro do setor, existe ainda a área de Departamento Pessoal, que possui obrigações que precisam ser cumpridas a fim de evitar penalidades. É a especialista em direito do trabalho e direito previdenciário, Nívia Colares, a responsável por fazer a folha de pagamento e registra-la no e-Social; organizar e calcular as guias de INSS, FGTS, IRRF e Pis; além de cuidar das obrigações anuais RAIS E DIRF. A técnica ainda faz a criação de férias e as inclusões de admissão e desligamento nos sistemas Fortes e eSocial.

Dentro do setor, há ainda espaço para os jovens aprendizes Irlan Freitas e Ana Karoline. Os dois cuidam das rotinas administrativas, abertura das pastas dos funcionários e pedidos de pagamentos inerentes ao setor.

Comentar