Noticias

17/08/2021 - Tecflores participa de ensaio nacional de girassol de corte



Em breve, a Equipe Phenoglad vai revelar a variedade de girassol que melhor se adapta aos diferentes climas e regiões do Brasil. Essa definição é fruto de um ensaio nacional de girassol de corte ornamental, que conta com a participação de instituições de ensino de vários estados brasileiros.

Por aqui, a representante escolhida para receber as 12 cultivaras de sementes italianas de girassol, já desenvolvidas, foi a Escola de Floricultura do Ceará (TecFlores), equipamento do Governo do Estado administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe), que irá realizar o plantio padronizado, como ocorre nos outros estados, no mesmo dia e horário.

A proposta, de acordo com o técnico Alexandre Maia, é ter um comparativo para avaliar a adaptabilidade de cada cultivo e definir os ciclos produtivos. “Nós vamos poder analisar vários parâmetros agronômicos, como a fenologia e o ciclo, que começa na semeadura e termina na colheita. E a partir dessas informações, nós vamos desenvolver um pacote tecnológico mais simples e mais acessível para ser difundindo entre os pequenos produtores” explica.

Acrescentando que a metodologia a ser seguida, assim como outros detalhes de plantio e colheita, ainda serão definidos pela equipe Phenoglad, mas devem acontecer ainda este ano. "Nós estamos disponibilizando o nosso espaço físico, corpo técnico e os nossos alunos. E é muito importante destacar que este experimento vai acontecer em 10 estados brasileiros, com a parceria de universidades e de Ematerces. O Ceará é o único estado onde o ensaio será realizado dentro de um equipamento como o Tecflores. E isso só foi possível porque a equipe Phenoglad conhece a excelência do trabalho que nós executamos aqui”, conclui.

Comentar