Mídias

Dia de Campo destaca tema da "Reserva Estratégica" - 22/06/2015

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e do Instituto Agropolos do Ceará (IAC), realizaram ontem pela manhã, no Centro de Treinamento e Extensão Rural da Ematerce (Cetrex), em Caucaia, um Dia de Campo, com o tema Reserva Estratégica.

O objetivo foi divulgar práticas de produção, conservação e armazenamento de forragem com a utilização da fenação de pasto nativo e restos de culturas, silagem de milho, sorgo e mandioca, e utilização da palma forrageira, tendo em vista ao período de estiagem que o Estado está enfrentando.

O ambiente foi dividido em cinco espaços temáticos para a realização de palestras e a apresentação de técnicas novas. Cerca de 150 representantes da sociedade civil, de ONGs, empresários e agricultores estiveram presentes ao evento.

Na oportunidade, aconteceram demonstrações das citadas práticas e do uso de máquinas e equipamentos que permitem suas eficientes realizações. Técnicos da SDA, do Instituto Agropolos e da Ematerce tiraram dúvidas conversando com produtores e representantes de cooperativas, associações e sindicatos sobre as técnicas de armazenagem de produção.

- Essa é uma atividade fundamental de apoio ao pequenos e médios produtores, principalmente nesse momento onde enfrentamos um período grave de estiagem – destacou o secretário Dedé Teixeira.

Parceria

Bruno Eloy Araújo, diretor-presidente do Instituto Agropolos, ressaltou a importância da iniciativa.

- Todos temos que dar a nossa contribuição nesse momento de crise que enfrentamos. É fundamental que saibamos racionar a água com estiagem ou não. Não se pode negar que o Governo do Estado tem feito o que é preciso para enfrentar esse momento de dificuldade, indo a Brasília, por exemplo, em busca de recursos – afirma.

Desperdício

Uma das questões mais debatidas durante o Dia do Campo foi a do racionamento de água. Para Bruno Eloy, “temos que mudar a cultura do desperdício. Isso foi bastante discutido aqui . É uma preocupação de todos. Toda a sociedade tem que dar a sua colaboração. A realidade que vivemos, com o quarto ano seguido de estiagem, requer esse sacrifício”, destaca Eloy.

Fonte: Caderno Regional do Diário do Nordeste

Data: 10 de junho de 2015

Endereço: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/dia-de-campo-destaca-tema-da-reserva-estrategica-1.1311888