Com a finalidade de compartilhar experiências entre associações que recebem Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) através do Projeto São José III (PSJIII), demandado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Escritório Regional Centro Sul, realizou nesta quarta-feira, 20 de dezembro, uma visita técnica ao apiário de apicultura do professor doutor Deoclécio Guerra, localizado no município de Itapiúna.
Durante a ação, que contou com a colaboração da prefeitura de Quixeramobim, o coordenador do Escritório Regional, Ricarte de Lima, explicou a importância do manejo adequado em apiários. “Mesmo enfrentando seis anos consecutivos de seca, na época mais critica do ano, podemos constatar nesse apiário enxames fortes prontos para dar uma boa produção na próxima quadra chuvosa, tudo isso devido ao manejo adequado que vem sendo praticado”.
A apicultura, prática vem se destacando no semiárido como uma atividade que contribui com o meio ambiente, é considerada lucrativa e proporciona incremento de renda e qualidade de vida para as famílias da zona rural. De acordo com o professor Deoclécio, um bom resultado no manejo depende de dedicação, amor pelo que faz e assistência técnica de qualidade.
Participaram do evento apicultores da Associação Comunitária do Assentamento Vista Alegre, da Associação Comunitária dos Assentados da Fazenda Lagoa Nova e da Associação dos Apicultores de Quixeramobim. Também estiveram presentes técnicos do IACe e técnicos da prefeitura municipal de Quixeramobim.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.