Com a finalidade de orientar agricultores sobre a introdução da Agricultura Familiar nas políticas públicas do Ceará, o Instituto Agropolos do Ceará (IACe) promoveu, na manhã do dia 25 de janeiro, em Paracuru, um Seminário sobre os mercados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a Associação Comunitária de Guajiru e para a cooperativa local. Ambas trabalham produzindo hortaliças, leguminosas, bolos, bolachas e, recentemente, receberam equipamentos para polpas de fruta.
Na ocasião, os técnicos do IACe falaram sobre a importância da obtenção do Selo de Inspeção Municipal (SIM), incentivaram a produção agroecológica que já é desenvolvida na região, ensinaram técnicas para compostagem e estimularam a utilização de biofertilizantes e de cobertura morta, que consiste em uma camada natural de resíduos de plantas espalhadas sobre a superfície do solo.
De acordo com a coordenadora regional Liane Marli, essa prática irá auxiliar para a posterior obtenção de certificação orgânica dos beneficiários que recebem Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) através do Projeto São José III (PSJIII), demandado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
Além das palestras, para esclarecer dúvidas, os participantes também acompanharam uma mesa redonda composta por Evilauba Gonçalves, presidente do Conselho de Alimentação Escolar; Josafá Martins, gerente estadual da compra institucional; Marluce Sobreira, Amairton Holanda e Fernando Rodrigues, representes da Ematerce; e André Luis Pinto, representante do Instituto Agropolos do Ceará.
O evento contou com o apoio da secretária de Agropecuária do Paracuru, Juceline Castro, e da Secretaria de Educação municipal. Em fevereiro, os beneficiários do projeto deverão participar do curso de Gestão Administrativa e Financeira, segundo módulo, e do curso de Boas Práticas de Produção.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.