O Instituto Agropolos do Ceará (IACe) iniciou ontem, 06 de fevereiro, o curso de Gestão Ambiental na Associação dos Produtores de Torrões em Limoeiro, situada em Umirim, que deverá ser concluído hoje, 07 de fevereiro. O evento acontece com a finalidade de auxiliar os agricultores no uso racional da água, no descarte ideal do lixo, em práticas de reciclagem, em produções agroecologicas e no fortalecimento da mulher na agricultura.
No primeiro dia da ação, os associados participaram de oficinas e produziram quatro pufs, com utilização de 108 garrafas pet, e sabão ecológico, com reaproveitamento de dois litros óleo de cozinha. Hoje foi ensinado compostagem, uma técnica de fertilização da terra com reciclagem de insumos orgânicos (cascas de frutas e legumes). Essa iniciativa integra o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Projeto São José III (PSJIII) demandado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
A atividade está sendo desenvolvida pela coordenadora do IACe na região Vale do Curu Aracatiaçu, Liane Marli, pelo técnico do IACe Paulo César com o apoio de uma equipe do Programa Mangue Vivo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e contou com a participação de 20 pessoas ligadas a Associação dos Produtores de Torrões entre crianças, jovens, adultos e idosos.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.