Noticias

06/04/2018 - Curso ensina a identificar mastite em São João do Jaguaribe

O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Escritório Regional Vale do Jaguaribe, ministrou, nos dias 04 e 05 de abril, o curso "Como identificar uma vaca com mastite na sua propriedade", com carga horária de 16h, para o Assentamento Charneca situado em São João do Jaguaribe.

 

Durante a iniciativa, os agricultores contaram com aulas teóricas, ministradas pela coordenadora regional Diana Gadelha, e aulas práticas, conduzidas pelos técnicos Cláudio Sérgio e Gerliane Gomes, que articulou o curso para o assentamento que recebe Assistência Técnica e Extensão Rural do IACe via Projeto São José III (PSJIII), demandado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

De acordo com a coordenadora regional Diana Gadelha, através do curso os produtores poderão melhorar a qualidade do leite. "Esse trabalho conjunto entre o Instituto Agropolos, a SDA e os produtores pretende ofertar um alimento dentro dos padrões normativos bem como oferecer um leite de melhor qualidade e mais seguro à população. Dessa forma, o produtor se beneficia porque o leite com mais qualidade tem maior aceitação e melhor preço no mercado", explicou.

 

 

No que se refere à prática, seis produtores participaram da ordenha orientada, aprendendo a utilizar a caneca telada ou a caneca do fundo preto durante os manejos. Posteriormente, foi a vez de realizarem o Califórnia Mastite Teste (CMT). Na ocasião, não foram identificadas vacas com Mastite.

Ainda em abril, do dia 16 a 20, será desenvolvido o curso de manejo sanitário pelo IACe em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar