O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou, nos dias 5 e 6 de abril, o primeiro módulo do curso Turismo Comunitário, articulado pela técnica do IACe Jussara Couto, na comunidade Morro dos Patos, situada em Itarema, para a Associação Comunitária dos Pescadores e Agricultores de Morro dos Patos. Ao todo, foram beneficiados 30 trabalhadores rurais que recebem Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) via Projeto São José III (PSJIII) demandado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
Na ocasião, os participantes contaram com duas palestras ministradas pela coordenadora regional do IACe, Liane Marli, e pela coordenadora do Programa Mangue Vivo, Fátima Muniz, respectivamente. Além disso, também fizeram dinâmicas em grupo para promover integração, e participaram de uma trilha guiada para reconhecimento do ecossistema manguezal e dos potenciais atrativos da região para o turismo comunitário.
Para os moradores de Morro dos Patos, Itarema tem potencial para Turismo Comunitário, Turismo Rural, Turismo Náutico, Turismo Esportivo, Turismo Cultural e Turismo Religioso e Turismo Científico. Já a coordenadora regional Liane Marli, afirma que “a tranqüilidade, as belezas naturais, a organização do grupo e o conhecimento tradicional representam potenciais para a operacionalização do turismo comunitário no local”.
O segundo módulo, que deverá ser realizado em maio, corresponde a um intercâmbio junto a uma comunidade referência no Turismo comunitário. Essa ação irá proporcionar, aos moradores, viver a prática do Turismo comunitário e planejar o desenvolvimento da cadeia produtiva em Morro dos Patos. Na região, a equipe técnica do IACe também desenvolve atividades nas cadeias produtivas da pesca artesanal, da agricultura e do artesanato buscando a geração de renda e o desenvolvimento sustentável.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.