O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Escritório Regional Cariri, realizou, nos dias 12 e 13 de março, uma missão técnica no Perímetro Irrigado Nilo Coelho, situado em Petrolina-PE, com a finalidade de levar fruticultores da Associação Condomínio Rural Tanquinho e da Associação Condomínio Rural Ebenezer para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (CODEVASF), com suporte do Distrito de Irrigação Nilo Coelho e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Semiárido).
A visita foi conduzida por Osnan Ferreira, Analista em Desenvolvimento Regional da CODEVASF; por Cícero Batista, supervisor de Cadastro e Concessão do Distrito de Irrigação; e por Rodrigo Libório, técnico da EMBRAPA Semiárido; dividindo o primeiro dia em quatro momentos, o primeiro para conhecer produtoras de manga com foco especial na técnica de “Indução Floral” que pode viabilizar a produção da fruta durante quase todo o ano. O segundo, na sede do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, para conhecer o trabalho desempenhado pelo Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC).
No segundo dia, as atividades foram iniciadas no Campo Experimental da EMBRAPA-Semiárido, com a finalidade de apresentar a produção do Caqui, da Pêra e da Maçã, culturas já consolidadas em regiões de clima frio e que podem ser implantadas no Cariri pela EMBRAPA. Para que isso aconteça, o órgão está realizando estudos de especificações técnicas. Posterior a esse momento, foi à vez de conhecer as produções de uva considerando a dinâmica do mercado local e internacional bem como suas respectivas exigências.
Participaram da ação os técnicos do IACe Edilberto de Morais, Samuel Bacurau, Lúcia Bandeira, e o Coordenador Regional do IACe Wyldevânio Vieira.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.