O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Regional Sertão do Canindé, realizou, no fim de março, uma oficina sobre Captura de Enxames para os apicultores da Associação dos Apicultores da Microbacia do Rio Cangati, situada em Canindé, com a finalidade de orientar os apicultores sobre manejo adequado e a confecção de iscas para a captura e renovação de enxames.
Na ocasião, foram abordados temas sobre a evolução e a introdução das Apis Mellifera, que é uma abelha de origem européia no Brasil, aspectos anatômicos, comunicação entre as abelhas, preparação para as floradas e confecção de caixas iscas. Esse trabalho corresponde a Assistência Técnica e Extensão Rural desenvolvida pelo IACe através do Projeto São José III (PSJIII) oriundo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
A ação foi executada pelos técnicos do IACe André Luís Pinto e Eudes Cruz, sob coordenação de Felipe Sindeaux, considerando a forte estiagem dos últimos anos de floradas e o manejo inadequado que fazem com que alguns enxames migram em busca de melhores condições, em um processo conhecido como enxameação.