O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Escritório Regional Vale do Jaguaribe, realizou, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o curso de "Manejo Sanitário em Bovinos Leiteiros", na sede do assentamento Charneca, situada no município de São João do Jaguaribe.
A prática, que aconteceu do dia 16 ao dia 19 de abril, teve 32 horas/aula e foi realizada para beneficiários que recebem Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do IACe via Projeto São José III (PSJIII) oriundo da Secretaria do desenvolvimento Agrário (SDA).
O curso, articulado pela técnica Gerliane Gomes com suporte da coordenação, teve aulas teóricas e práticas ensinando os produtores a vacinar os animais; a fazer a descorna, que evita o crescimento dos chifres nos filhotes e elimina nos adultos evitando acidentes; e a aplicar soro.
De acordo com a coordenadora Diana Gadelha, a descorna é importante porque acalma os animais. "Esse procedimento representa vantagem para os produtores, pois os animais descornados ficam mansos. O resultado é que o procedimento evita briga entre eles, o que poderia causar desvalorização de seus couros, infecções, ferimentos ou ate mesmo a morte. Além disso, a aplicação correta da vacina influência, considerando a qualidade do produto e a resposta imune do animal, garante a saúde do rebanho. Lembramos para as vacinas obrigatórias, como a aftosa, existe campanha nos meses de maio e novembro".
O instrutor do SENAR Vagner Silva, o representante do SENAR na região Luiz Mendes e a coordenadora regional Diana Gadelha também participaram da ação.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.