O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Escritório Regional Vale do Jaguaibe, realizou, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o curso de "Aproveitamento da Macaxeira" na Casa de Farinha da Associação dos Moradores de Fradinho, situada em Russas.
A iniciativa, que aconteceu do dia 17 a 20 de abril, teve o total 32 horas/aula para os beneficiários que recebem Assistência Técnica e Extensão Rural do IACe via Projeto São José III (PSJIII) demandado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
Durante a ação, articulada pela técnica Maria Nena e pela coordenadora regional Diana Gadelha, os agricultores aprenderam sobre o aproveitamento da cadeia produtiva de mandiocultura, na teoria e na prática, e fizeram 26 receitas, entre elas o sorvete de macaxeira, brigadeiro, bolo, torta, barra de cereais, escondidinho de carne de sol, diversos tipos de farofa e salgadinhos.
Para a coordenadora regional do IACe Diana Gadelha, "a prática gera possibilidades de renda para os agricultores e estimula a evitar o desperdício que é um desafio a ser resolvido na produção de alimentos. Além disso, entendemos que o que não serve para alimentação humana, pode ser direcionado aos animais", explicou.
Também participaram do curso a instrutora do SENAR, Maria Ilário, o representante do SENAR na região, Pedro Maia Rocha Júnior, e a coordenadora regional do IACe, Diana Gadelha.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará