O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Escritório Regional Vale do Jaguaribe, realizou, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o curso de Manejo Sanitário em Bovinos. A capacitação aconteceu do dia 24 a 27 de abril na sede da Associação dos Usuários do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado de Morada Nova.
Na ocasião, os agricultores, que recebem Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do IACe via Projeto São José III (PSJIII) oriundo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), aprenderam, em aulas teóricas e práticas com total de 32h, a contenção e o manuseio de medicamentos em bovinos.
A iniciativa, que foi articulada pelo técnico do IACe Cláudio Sérgio e pela coordenadora regional Diana Gadelha, e contou com a colaboração de Eduardo Júnior, representante do SENAR no município.
Para a coordenadora Diana Gadelha, "a contenção utilizada deve garantir bem-estar animal e a segurança do homem. Dessa forma, além do animal não se machucar, o método minimiza o desconforto para o bovino garantindo que o técnico consiga desenvolver a ação pretendida".
Finalidade da contenção
A contenção dos bovinos pode ser utilizada com finalidades diversas. Através dela, os profissionais podem manusear medicamentos, realizar intervenções cirúrgicas, fazer curativos, colher amostras para exames e a realizar atividades rotineiras, como ordenha diária ou uma inseminação artificial.