Estudantes do curso de agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus do Pici Fortaleza, realizaram, no dia 17 de maio, uma missão técnica na Fábrica Escola de Processamento de Cana de Açúcar do Cariri, acompanhados pelo professor Alek Sandro Dutra, com a finalidade de conhecer o processo produtivo da cachaça artesanal, da rapadura e o plantio de cana açúcar.
Na ocasião, o coordenador do equipamento que pertence ao Governo do Estado e é administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Alexandre Cortez, destacou o cultivo de cana de açúcar convencional e o cultivo agroecológico, experimento que está sendo realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ambos desenvolvidos na Fábrica Escola.
De acordo com o coordenador, esse tipo de iniciativa é fundamental para fazer com que o espaço acadêmico estreite laços com a extensão rural. “Os trabalhos do campo precisam ganhar maior reconhecimento. No Cariri, estamos, aos poucos, resgatando a cultura do plantio da cana de açúcar e da produção dos derivados desse cultivo. Por isso, estaremos sempre de portas abertas para receber estudantes que valorizam e reforçam o nosso compromisso com a educação”, finalizou.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.