O Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Escritório Regional Vale do Jaguaribe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e com o Sindicato Rural (SINRURAL) de Morada Nova, realizou, na Associação Agro Cultural Arte com as Mãos do Sítio Tapera situada em Morada Nova, o curso de Trabalhador na Ovinocaprinocultura.
A iniciativa, que aconteceu do dia 26 a 29 de junho de 2018, foi desenvolvida com a finalidade de ensinar técnicas de manejo sanitário e nutricional em ovinocaprinos orientando as técnicas de aplicação de medicamentos, de castração de animais, apresentando doenças comuns nessa atividade, a mineralização do rebanho, a utilização de pastagem nativa na alimentação animal e a reutilização de pneus para fazer tinas na associação que recebe Assistência Técnica e Extensão Rural do IACe via Projeto São José III (PSJIII) demandado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
A ação, com de 32 horas/aula, foi articulada pela técnica do IACe Gerliane Gomes e pela coordenadora regional Diana Gadelha. Para a coordenadora, o curso é fundamental para que os produtores consigam aprimorar os trabalhos. “Além de melhorar o desempenho dos agricultores com esse manejo, o objetivo específico do treinamento é fazer com que eles estejam preparados para fornecer alimentos de qualidade no mercado", completou.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.