A presidente do Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Ana Teresa de Carvalho, participou, na última quarta-feira, 14 de novembro, da entrega de dois Sistemas de Abastecimento de Água que deverão beneficiar as comunidades Lagoa Vermelha e Figueiredo, ambas situadas em Jaguaruana.
Comunidade Lagoa Vermelha
Os equipamentos, que foram adquiridos com recurso do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) via Projeto São José III (PSJIII) e IACe, ficarão sob responsabilidade das associações de moradores locais e do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) do Baixo e médio Jaguaribe, que atualmente é presidido por Márcio Santiago, em um modelo de gestão compartilhada, responsável por cuidar da manutenção dos sistemas.
Comunidade Figueiredo
Para a presidente do IACe, a conquista irá transformar a realidade das famílias beneficiadas. “Atualmente, a população das duas comunidades compram água para realizar atividades domésticas, tomar banho, beber, ou precisam ir buscar uma água sem tratamento em locais distantes. Essa realidade vai mudar. Em breve, todos terão água tratada encanada em casa facilitando as atividades diárias. É muito bom poder contribuir com mais uma conquista para Jaguaruana”, completou.
Novas perspectivas
Moradora da comunidade Figueiredo, Erilene Nunes que é dona de casa, fala emocionada sobre a expectativa da água encanada dentro de casa. “Diariamente, nós sofremos com a falta de água. Mesmo pagando R$ 120,00 por mês para ter como tomar banho e o que beber, às vezes nós ficamos sem água. E agora é só felicidade”, garantiu.