Noticias

06/12/2018 - Fábrica Escola realiza ação em alusão ao Dia da Consciência Negra

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o grupo de capoeira da Associação Cultural Desportiva Volta ao Mundo Brasil, e um grupo de estudantes do 1º ano do curso técnico de meio ambiente do Centro Vocacional Técnico Barbalha (CVT), realizaram, no dia 30 de novembro, apresentações de capoeira e de peça teatral para estudantes e agricultores, respectivamente, na Fábrica Escola de Processamento de Cana de Açúcar do Cariri, equipamento do Governo do Estado administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe). 

 

Na ocasião, o grupo de estudantes contou a história da cachaça e do envolvimento dos negros na produção da bebida com a finalidade de homenagear as raízes afro-brasileiras. Para o coordenador Alexandre Cortez, é fundamental estimular esse tipo de ação.

“Precisamos relembrar a nossa história sem esquecer o que o nosso povo passou para que a sociedade começasse a refletir sobre escravidão, conquista de direitos e valorização da cultura negra. Para isso, nada melhor do que recorrer a arte e a cultura que, da maneira que foi apresentada por esses jovens, narra tão bem as nossas origens”, destacou.

De acordo com a professora do CVTEC, Regina Cassundé, “esse momento é de suma importância para formarmos essa consciência em nossos alunos. Para que eles possam conhecer nossa origem, nossa historia e saber que somos todos afrodescendentes. Não somos diferentes, somos iguais independente de cor da pele.”

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar