Os técnicos do Instituto Agropolos do Ceará, Regional Vales do Curu Aracatiaçu, realizaram, durante o mês de dezembro, visitas às unidades produtivas familiares e reuniões de avaliação e planejamento de assessoramento técnico junto a entidades beneficiárias.
A iniciativa aconteceu na Associação Comunitária dos Assentados Unidos de Vedoia, no município de Amontada; na Associação das Artesãs(ãos) e Agricultoras(es) de Canaan (Artecan), no município de Trairi; na Associação dos Produtores da Fazenda Chupa, em Apuiarés; a Associação dos Produtores de Torrões e Limoeiro, no município de Umirim; na Associação Comunitária dos Pescadores e Agricultores de Morro Dos Patos e na Associação Comunitária do Assentamento Pachicu, ambas em Itarema.
Durante as reuniões, a equipe desenvolveu dinâmicas de integração, apresentação dos resultados dos trabalhos executados em cada comunidade e teve o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que é realizado via Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) através do Projeto São José III (PSJIII), avaliado pelos beneficiários.
Entre as mudanças destacadas pelos agricultores, foi citado melhoria na organização social, na qualidade dos produtos, na autoestima, nos índices de produtividade, na participação dos jovens e das mulheres nas reuniões, no aprimoramento dos quintais produtivos e na comercialização dos produtos da agricultura familiar. Um trabalho que, para a comunidade, deve continuar em 2019.
Para o ex-presidente da Associação Comunitária dos Pescadores e Agricultores de Morro dos Patos, Leônidas Izequiel, a entidade melhorou com o trabalho do Agropolos. “Com presença dos técnicos do Agropolos a gente ficou mais unido e se organizou melhor, a gente tem que agradecer e continuar trabalhando, fazendo a nossa parte. Estamos acreditando que outros projetos vão chegar aqui e que, futuramente, vamos estar preparados para receber os turistas”.
A coordenadora Liane Araújo destaca que, em geral, os beneficiários já foram capacitados em Pesca responsável, gestão administrativa e financeira, educação ambiental e reciclagem, turismo comunitário, Agroecologia (compostagem, defensivos naturais, quintais produtivos, plantas medicinais), Irrigação, Políticas públicas, Avicultura, panificação, entre outras áreas.
Os técnicos do IACe desenvolvem ATER desde 2017 por meio do PSJIII para benefício de mais de 200 famílias no território Vales do Curu. De acordo com levantamento realizado, já foram executadas mais de 2.000 visitas às unidades produtivas familiares, mais de 50 capacitações, elaboração de projetos produtivos (Pronaf e FEDAF), dentre outras atividades como auxílio na renegociação de dívidas junto a agentes financeiros, emissão e renovações de DAPs e outras documentações.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.