Técnicos do Instituto Agropolos do Ceará (IACe) Eudes Cruz e André Pinto, e o técnico Mateus Jucá, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), ambos da Regional Canindé coordenados por Felipe Sindeaux e Oswaldo Magalhães, respectivamente, realizaram, essa semana, tratamento de Linfadenite Caseosa (LC) e controle de verminose em ovinos e caprinos da Associação Nova União São Roque, situada em Lagoa Verde.
A iniciativa, que corresponde ao trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) desenvolvida pelo IACe via Projeto São José III (PSJIII) oriundo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), corresponde ao combate da LC que é uma doença crônica que apresenta abcessos em gânglios linfáticos superficiais ou internos causados pela bactéria intracelular Corynebacterium pseudotuberculosis.
Além de atingir ovinos e caprinos, por se tratar de uma zoonose, a patologia também é transmissível para seres humanos. De acordo com o técnico André Pinto, para manter o rebanho saudável é fundamental estar com o calendário de vacinação em dia, o ambiente limpo e oferecer uma nutrição adequada aos animais.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.