Noticias

21/02/2019 - Escola de floricultura do Ceará forma 12ª turma

A Escola de Floricultura do Ceará (TecFlores), equipamento do Governo do Estado administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe), irá realizar, no dia 26 de fevereiro, na sede situada no Sítio Lagoa, s/n, em São Benedito, às 14h, a entrega de certificados para os 17 alunos concludentes do Curso Básico de Flores.

 

O curso, que está viabilizando a permanência dos jovens na área rural da região, teve início em setembro de 2018 e foi concluído em janeiro de 2019. De acordo com a coordenadora Patrícia Moreira, essa iniciativa está ampliando, aos participantes, possibilidades de emprego, renda e estudo.

“Antes, em busca de um emprego, os filhos de agricultores migravam para os grandes centros urbanos. Agora, estamos conseguindo fazer com que eles permaneçam na localidade que moram aprofundado os estudos na área de ciências agrárias, empregados na Reijers ou montando o próprio negócio”, explicou.

Para Naiane Paiva, que trabalha no Grupo Reijers, o curso foi fundamental porque garantiu permanência na região. “Eu precisei ir para São Paulo procurar emprego. Mas a minha vontade era estar perto da família. Por isso, voltei, me inscrevi no curso e, logo depois, me chamaram para trabalhar. No início, era cortadora de Gipsofila (flor utilizada em arranjos florais). Atualmente, sou supervisora do setor. Graças ao curso que me qualificou, trabalho na Reijers”, concluiu.

O curso

Voltado para jovens de 18 a 25 anos, o curso, que existe desde 2006 e está formando a 12ª turma, qualificou um total de 319 jovens. Com carga horária de 192 horas/aula, o conteúdo é dividido em 17 módulos teóricos e práticos, além do estágio, contemplando disciplinas como Introdução à Floricultura, Produção de Flores temperadas de corte, Produção de Rosas, Produção de Folhagens Ornamentais, Agricultura orgânica, Economia solidária e Segurança do trabalho, Controle de Praga e Doenças, Uso correto de defensivos, Pós-colheita e Comercialização.

Com periodicidade anual, a capacitação é gratuita e divulgada em programas de rádio da região. Para se inscrever, os interessados devem comparecer a escola, no período determinado durantes as veiculações na mídia local, portando identidade, CPF e comprovante de residência. Geralmente, são ofertadas 40 vagas por turma.

Foto: André Gurjão.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará. 

Comentar