O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IADACE) e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), deverão cadastrar, ainda esse ano, 17.140 imóveis na Serra da Ibiapaba. Para desenvolver a ação, os órgãos contaram com o apoio do Instituto Agropolos do Ceará (IACe) na elaboração do mapeamento territorial rural.
Segundo o IDACE, a Serra da Ibiapaba dispõe de uma área de, aproximadamente, 517 mil hectares. E, através da regularização que garante a escritura pública, mais de 11.826 agricultores familiares serão beneficiados.
Regularização Fundiária
O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e IDACE, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.
No Ceará, cerca de 70% da área prevista para ser atendida pela política de regularização fundiária já foi georeferenciada, o que representa 10.377.054 hectares medidos e 224.646 imóveis georeferenciados.
Foto: Tuno Vieira.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.