Noticias

04/07/2019 - Fábrica Escola lança programa de aprimoramento da cana-de-açúcar no Cariri

Há 10 meses, cultivar está ganhando novo significado nas proximidades da Fábrica Escola de Processamento de Cana de Açúcar do Cariri, equipamento do Governo do Estado administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe).

É que além de plantar a matéria prima do que é produzido, o coordenador da fábrica, Alexandre Cortez, está desenvolvendo um programa piloto junto aos agricultores familiares da região. Até agora, 14 famílias foram beneficiadas com 600 quilos de colmos de Cana variedade RB7515 e RB579.

De acordo com Alexandre, a medida irá possibilitar o resgate cultural do manejo e garantir qualidade. “Nós estamos desenvolvendo esse trabalho para recuperar o que, no passado, era a força da região. Aos poucos, estamos mostrando possibilidades de produções aos agricultores familiares que estão dedicados e abraçando a causa”, explicou.

Ao lado do filho Wilson Gonçalves de 32 anos, o agricultor Antônio Gonçalves, que tem 68 anos, não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade para plantar. “Estamos muito felizes por fazer parte desse programa. Tudo que recebemos foi plantado e já está se multiplicado. No momento, temos 3,5 tarefas quase no ponto de colheita que vamos utilizar para fazer rapadura, açúcar e outros produtos”, finalizou.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar