Em reconhecimento ao trabalho que está sendo realizado para fortalecimento do manejo apícula junto aos agricultores familiares, a presidente do Instituto Agropolos do Ceará (IACe), Ana Teresa de Carvalho, recebeu, sexta-feira (05/07), comenda de homenagem da Federação dos Apicultores do Ceará (FACE), entregue pelo presidente Irineu Fonseca.
Na ocasião, agricultores estavam reunidos em mais uma edição do Ceará Mel que, dessa vez, aconteceu em Sobral, integrando a 54ª edição da Feira Agropecuária da Região Norte (Exponorte). Durante o evento, além de destacar os principais fomentadores da apicultura, entre eles o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antônio Amorim, a FACE também mostrou as perspectivas para o manejo até 2020.
De acordo com Irineu Fonseca, a expectativa é de conseguir maior representatividade no cardápio escolar fazendo com que o mel seja enxergado como alimento, não apenas como remédio. Para isso, os produtores poderão contar com o incentivo do Programa de Aquisição de Alimentos, do Projeto São José, da Escola Primária Apícula, do Projeto Perímetros Apículas, do Projeto Rota do Mel, do Agente Apícula e do Projeto Núcleos do Desenvolvimento Sócio Econômico.
Macacão Rosa
Diferente do tradicional, a comenda de homenagem recebida pela presidente do IACe, Ana Teresa de Carvalho, foi um macacão rosa, em reconhecimento ao trabalho de fortalecimento da apicultura que está sendo desenvolvido junto aos agricultores familiares, com a finalidade de reforçar, também, a importância da mulher na apicultura.
Para a presidente, a homenagem e o evento significam força para lutar pela valorização do manejo. “Estamos trabalhando na ampliação de mais uma cadeia produtiva relevante que precisa ter a participação feminina. No Ceará, contar com o suporte do Governo está sendo fundamental para que os nossos agricultores se qualifiquem e se sintam seguros para produzir. Continuaremos oferendo suporte para essa iniciativa que está se fortalecendo e apresenta boas perspectivas”, completou.
ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.