Noticias

21/02/2020 - Cana Cariri ganha rótulo especial para Carnaval

Neste Carnaval, a  Fábrica Escola de Processamento de Cana-de-Açúcar do Cariri, equipamento do Governo do Ceará, administrada pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe), lança edição  comemorativa com o novo rótulo da cachaça premium Cana Cariri.

Outra mudança na produção do destilado foi a embalagem. Produzida inicialmente em garrafas de 700ml, a Cana Cariri ganhou uma nova versão de 375 ml em dezembro do ano passado. De acordo com o técnico Alexandre Cortez, responsável pela Fábrica Escola, a mudança no tamanho segue as novas tendências do mercado de bebida alcoólica. “As cachaças contam a história e a cultura do nosso país. Após a edição especial do Chico da Cachaça, ícone cultural do Cariri, lançamos a edição especial e limitada da maior festa popular do mundo, nosso Carnaval!”, explica Cortez.

100% envelhecidas por um período de dois anos em barris de madeira nativa de 250 litros, atendendo a Instrução Normativa do MAPA N. 13/2005, a Cana Cariri é qualificada como uma cachaça Premium. “Esse processo resulta no chamado amaciamento da bebida, influenciado na sua cor, aroma e paladar de acordo com o tempo de repouso e a madeira usada”, acrescenta o técnico.

Cachaça é saúde

Uma curiosidade sobre o destilado, que ja? e? muito apreciado na sua versa?o pura, sem madeira, é o ganho de valor econo?mico e sensorial apo?s passar por barris ou dornas. Além disso, de acordo com a presidente do Instituto Agropolos, Ana Teresa de Carvalho, as cachaças maturadas em barris de madeira também apresentam compostos que possuem propriedades antioxidantes e anticoagulantes. 

"A madeira umburana, que é uma das que usamos aqui, tem cumarina, substância com ação comprovada no tratamento de doenças respiratórias, como tosse, dor de garganta, gripe e bronquite. Gostamos de estimular o consumo moderado  e consciente de cachaça de qualidade, que pode trazer alguns benefícios e ajudar a desmistificar a imagem pejorativa que associa cachaça ao consumo exagerado”, defende a gestora.

Fábrica Escola

No ano de 2016, o Agropolos passou a administrar a Fábrica Escola de Processamento de Cana do Cariri, situada em Barbalha, com a finalidade de resgatar a cultura do plantio de cana-de-açúcar da região e capacitar produtores rurais e estudantes em todas as etapas de produção da cachaça e dos derivados da cana e na comercialização dos produtos.

Atualmente, o equipamento produz cachaça de alambique prata e ouro premium, rapadura tradicional e de sabores, drops de rapadura tradicional e de sabores, melado de cana, caldo de cana e o açúcar mascavo.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar