A principal função das Gerências de Projetos do Instituto Agropolos do Ceará (IACe) é o acompanhamento e o gerenciamento da execução dos projetos e dos Contratos de Gestão, buscando sempre atingir as metas com eficiência e eficácia.
E a Gerência de Projetos I é a responsável pelos contratos com as secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA) e das Cidades. A equipe liderada pelo engenheiro agrônomo Alexandre Maia, também faz a gestão da Fábrica Escola de Processamento de Cana de Açúcar do Cariri (Barbalha) e da Escola de Floricultura do Ceará (São Benedito).
De acordo com Maia, é neste setor que são executadas as atividades operacionais desses contratos e grande parte das despesas operacionais e de pessoal da instituição. “Para dar celeridade a essa tramitação, buscamos sempre implementar uma gestão setorial adequada, zelosa na aplicação das normas internas e dos fluxos organizacionais”.
Para isso, a equipe da Gerência de Projetos I está sempre passando por capacitações, atualizações e treinamentos. “Internamente, estamos sempre correndo atrás para que cada um desempenhe da melhor forma as suas responsabilidades”.
Além de distribuir e acompanhar os trabalhos de sua equipe, o gerente Alexandre Maia elabora termos de referências para aquisições técnicas, assina solicitações de despesas e de pagamentos, atualiza ferramentas de gestão interna, acompanha indicadores de desempenho dos contratos e prepara informações técnicas para divulgação. É ele também que coordena a elaboração de projetos para captação de recursos financeiros, estudos, projetos e relatórios anuais.
Já os técnicos analistas, André Luís e Sandra Gomes, são responsáveis pelo contato com os técnicos externos, recebem e analisam documentos, elaboram solicitações de despesas e de pagamentos, participam de capacitações, acompanham a gestão de projetos e contratos de despesas técnicas e administrativas.
Sandra também contribui como técnica de campo, junto de Liane Marli e Eulálio Barreto. O trio realiza assistência técnica e extensão rural, faz visitas de assessoramento técnico, elabora projetos de investimento e custeio agrícola (Fedaf e Pronaf), elabora planos de negócio para empreendimentos de agricultores, participa de reuniões técnicas externas, realiza estudos técnicos, ministra capacitações para técnicos e agricultores.