Na última sexta-feira (2), uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Casa Civil e o Instituto Agropolos do Ceará (IACe), entregou de 17 veículos, aos Coordenadores Regionais do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).
De acordo com o diretor financeiro do IACe, Neto Rebouças, serão 10 mil jovens em todos os municípios do Ceará e quase 2.500 catadores trabalhando para a melhoria da qualidade ambiental e sustentabilidade.
“Uma oportunidade fantástica que irá estimular a participação desses jovens em projetos sustentáveis, viabilizando o protagonismo juvenil e ampliando as oportunidades de geração de renda”, declarou.
Os Ajas serão capacitados para fazer os seus projetos, atuando no entorno de suas escolas e ou residências. Aos coordenadores caberá a visão macro de cada região e na condição de pontos focais, orientarão e conduzirão os jovens, na realização de suas atividades.
Auxílio Catador
Na oportunidade, também foi anunciado que a coordenação do programa Auxílio Catador também ficará com os Coordenadores Regionais do AJA. Na prática, eles realizarão visitas técnicas nos galpões das associações e ou cooperativas, e assim diagnosticar a situação de cada instituição. Nas localidades onde os catadores não estão associados, serão desenvolvidas ações para mobilizar e incentivar a organização dos mesmos.
A presidente do IACe, Ana Tereza, destacou a importância do Programa Auxílio Catador neste momento de pandemia. “Quero parabenizar o governador Camilo Santana por essa ação que nasceu como emergencial, para tentar reduzir os impactos sociais que a Covid-19 tem provocado na vida da categoria, e agora foi regulamentada como política permanente, e que concede um benefício mensal de ¼ de salário-mínimo aos catadores que atuam na coleta de resíduos sólidos. É muito gratificante poder ajudar essa iniciativa”.