Atendendo ao convite da Giordana Frapiccini, supervisora do AlimentaCe que é um equipamento responsável por fortalecer a culinária cearense, a técnica do Instituto Agropolos do Ceará, Marli Araújo, visitou ontem (05) a Associação Quilombo do Cumbe, situada na cidade de Aracati, para elaborar um diagnóstico participativo com a comunidade.
“Essa primeira conversa aconteceu com a finalidade de ver o equipamento que a comunidade recebeu e entender por que não estava sendo utilizado para que, posteriormente, a gente consiga adequar de acordo com as necessidades de pescadores e marisqueiras da região”, explicou Marli Araújo.
No primeiro contato, houve a verificação dos equipamentos que a Associação recebeu, entre eles: três freezers, dois barcos, uma pickup fiat strada, cozinha equipada, depuradora com capacidade para 1.200 ostras e câmara fria com capacidade de armazenamento de duas mil e quinhentas toneladas, estrutura que não está sendo utilizada por conta dos gastos elevados com a energia.
“O que a gente quer é montar uma cozinha para preparar refeições aqui na comunidade e utilizar esse espaço como frigorífico. Acreditamos que painel de energia solar também seria muito útil”, afirmou Cleomar Ribeiro, presidente da Associação que conta com 107 famílias associadas.
O próximo passo será retornar à ao Quilombo do Cumbe com um técnico da Adagri para dar início a um projeto de adequação que atenda as necessidades da associação.