loader image

Agricultura familiar fortalecida: Projeto MAPA impulsiona o desenvolvimento de 21 cooperativas no Ceará

O Projeto de Apoio à Estruturação e Fortalecimento das Cooperativas está transformando a realidade do campo no Ceará. Serão beneficiadas 21 cooperativas e, até o momento, três já receberam sistemas de energia solar, promovendo sustentabilidade, economia e mais oportunidades de crescimento para agricultores familiares.

Na última visita, acompanhamos de perto os resultados em três cooperativas beneficiadas:

COPASB – Cooperativa de Produção Agropecuária Santa Bárbara (Palmirim, Caucaia)
Com 154 cooperados, a COPASB trabalha com frutas e já planeja expandir para a produção de polpa de frutas. Segundo o presidente, Nonato Barbosa, a economia gerada com a conta de energia, que poderá até ser zerada, permitirá novos investimentos, como entreposto de ovos. A cooperativa também mantém parcerias importantes, como a Fecomércio.

COPASJO – Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares Devotos de São José em Genipabu, Caucaia
A COPASJO reúne 160 cooperados e atua de forma diversificada, trabalhando com proteínas, frutas e verduras. A cooperativa mantém parcerias com o Sesc, Fecomércio e escolas estaduais. Durante a visita, a presidente Jaqueline Oliveira ressaltou o impacto positivo do projeto, destacando que a redução nos custos de energia, hoje em torno de R$ 3 mil mensais, possibilitará ainda mais avanços. Ela reforçou: “Agricultor sem assistência técnica é agricultor endividado.”

Cooperfan – Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis em Maranguape
Com 66 cooperados, a cooperativa atua no segmento de polpas de frutas. O presidente, Danilo, destacou a gratidão e a importância do projeto, que está fortalecendo toda a cadeia produtiva local.

Sobre a iniciativa, o presidente do Instituto Agropolos, Neto Rebouças, reforçou:
“Levar energia solar para as cooperativas é mais do que reduzir custos: é garantir dignidade, esperança e novas oportunidades para as famílias da agricultura familiar no Ceará.”

Com ações como essa, a Agropolos reafirma seu compromisso em apoiar o desenvolvimento das cooperativas, gerando sustentabilidade, economia e crescimento para o campo cearense. O projeto conta com o apoio do SESC, Fecomércio, MAPA e SDA.

Últimas Notícias

Gostou? Compartilhe esse post!

Fique ligado nas nossas notícias!