Fortalecer o cultivo protegido na Serra da Ibiapaba identificando os passageiros, as demandas, as expectativas e o potencial do setor. Foi com essa finalidade que o Instituto Agropolos do Ceará (IACe) realizou o levantamento das produções de hortaliças, frutas, flores e plantas ornamentais em estrutura de estufa e telado na região, um levantamento que não ocorreu desde 2009 e que servirá de experimento para pesquisas futuramente que terá a finalidade de mensurar a situação deste manejo a nível cearense.
Ao todo, foram visitadas 166 produções para a coleta das informações que foram o pontapé inicial para a triagem do que precisa ser trabalhado com maior urgência. Os principais gargalos encontrados foram: ausência de assistência técnica, preço elevado de insumos como fertilizantes, alto custo da energia elétrica, falta de incentivos governamentais, burocracia no acesso ao crédito, dificuldade na interrupção e ausência de organização em associativismo/cooperativismo.
O Panorama do Cultivo Protegido da Ibiapaba aponta que, para melhorar a situação, seria necessário promover assistência técnica, incentivar a utilização de fertilizantes de origem nacional (termofosfatos e resíduos de mineração), ter fabricação própria de composto orgânico e biofertlizantes, criar programas especiais para crédito e financiamento de energias renováveis, criar uma marca para os produtos oriundos de cultivo protegido, além de criar cooperativas para agro produção, comercialização e crédito.
Empreendedorismo e futuro
O Instituto Agropolos do Ceará (IACe) também irá apresentar ações realizadas na Serra da Ibiapaba. Entre elas, a formação de mais uma turma do Curso Básico de Floricultura que está possibilitando, aos estudantes, a chance de montar o próprio negócio.
Mas, além da qualificação profissional, o IACe também está fomentando o trabalho de investigador. Em parceria com o Instituto Federal do Ceará e com a Universidade Federal do Ceará, alunos estão realizando experimentos sobre o desempenho produtivo do pimentão na Escola de Floricultura do Ceará (Tecflores). Outra ação importante tem sido a assistência técnica oferecida para 48 produtores que trabalham com horticultura na Ibiapaba.
Serviço:
Apresentação das ações realizadas pelos Agropolos na Serra da Ibiapaba e lançamento do Panorama do Cultivo Protegido da região – 08 de dezembro , às 8h, na Escola Estadual de Educação Profissionalizante Deputado José Maria Melo, CE-187, Guaraciaba do Norte.