loader image

Acesso à informação

Dieta e atividade física ajudam a prevenir o câncer?

Outubro já é conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama, que é considerado o mais letal para mulheres no Brasil e no mundo. Em alusão a campanha, a diretoria do Instituto Agropolos do Ceará (IACe) trouxe, na tarde de ontem (26), uma ação sobre os cuidados necessários para prevenir a patologia.

Na ocasião, a nutricionista clínica Nathalia Lobo e a educadora física Semilly Pio estiveram no auditório do Instituto Agropolos conduzindo um importante debate sobre como uma dieta equilibrada e a prática de atividade física regular podem contribuir para prevenção e combate do câncer de mama

De acordo com Nathalia, adotar hábitos simples, como aumentar o consumo de frutas e oleaginosas, não abusar de bebidas alcóolicas e praticar exercícios regularmente, podem contribuir com a prevenção e até mesmo com o tratamento da doença.

“Uma rotina saudável auxilia no equilíbrio dos níveis hormonais, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter o peso corporal adequado”, explica. Além da alimentação e da atividade física, Nathalia lembra que a prevenção do câncer de mama também deve ser feita através do autoexame (o exame de toque) e da mamografia.

TRATAMENTO

No caso de um diagnóstico positivo, o tratamento vai depender da fase e do tipo de câncer, podendo ser através de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. O processo deve ser acompanhado por um médico oncologista.

De acordo com a personal Semilly Pio, a prática de exercícios físicos também deve acontecer mediante a recomendação médica, nunca por conta própria. “Os exercícios físicos contribuem para o corpo responder positivamente aos remédios e ao tratamento, mas não é qualquer exercício que a paciente pode fazer. Essa rotina de atividades físicas deve ser orientada mediante a condição de cada mulher”.

Últimas Notícias

Gostou? Compartilhe esse post!

Fique ligado nas nossas notícias!